Genoíno: objetivo do PT agora é garantir a maioria no Congresso

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, disse ontem que seu objetivo agora é formar alianças e conseguir a maioria no Congresso. “Nossa principal tarefa será formar alianças e obter a maioria”, disse Genoíno em entrevista ao Bom Dia, Brasil, da Rede Globo.

Depois de 23 anos na oposição, o presidente do PT disse que o partido “assume agora a cultura de que é governo”. Também reforçou o compromisso de não perder o contato com os movimentos sociais, entre eles o dos sem-terra e o das organizações estudantis. “Seremos um governo do povo”, afirmou.

Genoíno comprometeu-se a negociar com a oposição e anunciou que, nos grandes projetos que o PT pretende aprovar, como a reforma da Previdência, “discutiremos uma transição bem definida e não tocaremos nas questões que provocaram crises políticas no governo anterior (…) Não pode haver divergências entre os setores do partido”. Com os aliados, o PT tem hoje cerca de 240 dos 513 deputados, e 30 dos 81 senadores, o que não lhe garante a maioria.

Voltar ao topo