Genoino defende ação ambiental do governo

Brasília  – Para o presidente do PT, José Genoino, as críticas de “alguns ambientalistas” à política ambiental do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não têm fundamento. “As críticas não são procedentes. Elas são, no mínimo, precipitadas”, rebateu. As declarações de Genoino foram feitas um dia depois de o deputado Fernando Gabeira (RJ), que deixou o PT, ter dito que a política ambiental do governo petista é “um retrocesso”, se comparada à do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Genoino acrescentou que é prioridade do governo colocar em prática a agenda relacionada ao meio ambiente e enumerou alguns pontos. Em relação às áreas indígenas, ele afirmou que só há uma pendência, localizada em Roraima, na Serra do Sol, mas que o governo busca uma solução. “A questão dos pneus será tratada dentro do Mercosul. Também vamos tratar do projeto de preservação da Mata Atlântica”, afirmou.

O presidente do PT enumerou também que há iniciativas para defesa da biodiversidade da Amazônia. “E vamos buscar uma alternativa viável para preservar o Parque Iguaçu, de forma compatível com a Estrada do Colono”, completou. Genoino lembrou, também, que autorizações para projetos de hidroelétricas e estradas dependem de estudo de impacto ambiental.

Fora do PT

Anteontem, Fernando Gabeira anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores dizendo que o “seu sonho acabou” e que as lideranças do PT estavam sendo incoerentes com as propostas que sempre defendeu ao longo de sua história política.

Voltar ao topo