Gasto do governo federal com investimentos cresceu 26% no ano passado

Brasília – O governo federal gastou, no ano passado, R$ 22,1 bilhões em investimentos, valor 26% superior ao registrado em 2006. O dado foi anunciado nesta quarta-feira (30) pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, numa coletiva no Ministério da Fazenda.

O secretário disse que ainda não se chegou ao nível ideal, mas a ampliação do gasto com investimentos representa uma preparação para o desenvolvimento da infra-estrutura que permitirá o crescimento sustentável da economia. Ele afirmou que essa tendência deve se aprofundar neste ano.

?É uma equação positiva, principalmente porque, ao mesmo tempo em que se aumentou o investimento, manteve-se um resultado primário importante, que garante estabilidade ao país, em especial em momentos de turbulência internacional como estamos vivendo agora?, avaliou Augustín.

O aumento com gastos de pessoal do governo central (Tesouro, Previdência e Banco Central) foi de 10,3%, menor que os 14,4% computados no ano anterior e que os 13,9% do aumento das receitas. Segundo Augustin, o crescimento mais baixo com despesas de pessoal verificado em 2007 também contribui para uma equação fiscal confortável de médio e longo prazo.

?O Brasil está se adaptando, do ponto de vista do perfil de sua despesa, àquilo que é desejado. Estamos investindo mais e, com isso, garantindo um desenvolvimento sustentável no tempo?, comentou.

Voltar ao topo