O navio-tanque brasileiro Amazonian Explorer chegou na manhã de ontem às costas venezuelanas com 525 mil barris de gasolina sem chumbo, para atenuar a falta de combustível do país, causada por uma greve geral que já dura 27 dias. Fontes oficiais disseram que o petroleiro chegou às costas da cidade de Puerto La Cruz – a 220 quilômetros de Caracas -, onde deveria atracar até o começo da noite de ontem na presença do presidente Hugo Chávez, informaram fontes do Palácio de Miraflores.

A oposição venezuelana criticou o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva pela venda de petróleo, acusando-o de ser parcial em relação à crise política da Venezuela. Como o país sofre com a falta de combustíveis, Chávez foi obrigado a comprar combustível no exterior pela primeira vez no dia 15 de dezembro, quando a Venezuela, quinto produtor mundial, importou petróleo das Ilhas Virgens.

Com a compra de gasolina do Brasil, o Executivo venezuelano pretende reduzir a escassez de combustível que afeta as principais cidades do país. O envio brasileiro foi negociado por Marco Aurélio Garcia, assessor para Assuntos Internacionais de Lula, que na semana passada esteve na Venezuela.

continua após a publicidade

continua após a publicidade