Garibaldi diz que governo deveria debater pacote com Congresso

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criticou o governo, em entrevista, afirmando que o Palácio do Planalto errou ao não submeter o pacote de aumento de impostos e de redução de despesas orçamentárias a uma discussão com os partidos oposicionistas e governistas. "O governo deveria ter chamado os líderes oposicionistas e os governistas e mostrar que não poderia cumprir sua palavra (de não aumentar impostos para compensar as perdas de arrecadação resultantes da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF))", declarou Garibaldi.

"Achei errado", acrescentou, "o governo não ter voltado à mesa de negociações para dizer que não poderia manter aquele compromisso (de não elevar a carga tributária). Não seria a primeira e nem a última vez em que um compromisso seria desfeito. Mas teria que ser (desfeito) na base do diálogo e do entendimento." O presidente do Senado afirmou que "todos" os líderes governistas pensam dessa forma, e não apenas os oposicionistas.

"O governo chegou à conclusão de que teria de recorrer a aumento de impostos (para compensar a perda da CPMF). Se a oposição compreende é uma coisa. Agora, cortar (despesas do Orçamento) sem ninguém saber é outra", disse o senador.

"Tivemos poucos dias entre o que aconteceu com a CPMF (derrubada pelo Senado no dia 13 de dezembro passado) e o que aconteceu agora. Acho que o governo deveria ter refletido sobre tudo isso. O governo se deixou levar pelas festividades natalinas, pelo clima de ano-novo, pensou que todos nós iríamos festejar isso, inclusive no mês de janeiro todo", afirmou Garibaldi.

Voltar ao topo