Depois de abrir o carnaval de Recife, como faz todo ano há mais de três décadas, o bloco Galo da Madrugada promoveu, nesta manhã, o encerramento do carnaval de Salvador. Convidados por Carlinhos Brown para o tradicional arrastão, 55 integrantes do grupo pernambucano promoveram uma festa cheia de frevo no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

continua após a publicidade

Foi a estreia do Galo no carnaval de Salvador – cena que Brown prometeu que vai se repetir. “É o momento histórico do encontro entre o maior bloco da Terra com o maior carnaval do mundo”, comentou o emocionado presidente da agremiação de Recife, Guilherme Menezes.

Além de músicos e cantores, o Galo também levou dois de seus ícones para a Avenida Oceânica: a escultura que simboliza o grupo, com 4 metros de altura, e a bandeira, carregada pelo porta-estandarte oficial do Galo, Fernando Zacarias, de 66 anos. “Estou realizando um sonho”, disse o veterano integrante do bloco. Há 33 anos, desde que o grupo nasceu, ele é o encarregado de zelar pelo símbolo do Galo.

No desfile, Brown ainda foi acompanhado pelos cantores do Olodum, por Margareth Menezes e por 200 percussionistas vestidos com o uniforme oficial da seleção brasileira, lançado oficialmente em Salvador no domingo.

continua após a publicidade

No fim do circuito, Brown ainda aguardou a chegada de dois outros trios, o da Timbalada e o de Ivete Sangalo, para uma apresentação conjunta, que fez lotar a Praia de Ondina. Juntos, eles cantaram Ai (Rema, rema, rema), sucesso de Brown quando comandava a Timbalada, e o sucesso de Ivete na folia, Na Base do Beijo.

Encerrada a maratona, a cantora, que deu à luz em outubro, disse ter perdido quatro quilos durante os desfiles. “Agora, só faltam mais quatro para eu ficar ainda mais gostosa.”

continua após a publicidade

Balanço

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, pelo terceiro ano consecutivo os índices de criminalidade foram reduzidos nos circuitos da folia. Foram registradas, entre a tarde de quinta-feira e a manhã de hoje, 1.193 ocorrências, ante 1.291 do mesmo período do ano passado.

A maior parte dos registros, 893, foi relativa a furtos – no ano passado houveram 938. Como no carnaval de 2009, também foram registradas duas tentativas de homicídio.