Galo da Madrugada estreia em Salvador

Depois de abrir o carnaval de Recife, como faz todo ano há mais de três décadas, o bloco Galo da Madrugada promoveu, nesta manhã, o encerramento do carnaval de Salvador. Convidados por Carlinhos Brown para o tradicional arrastão, 55 integrantes do grupo pernambucano promoveram uma festa cheia de frevo no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

Foi a estreia do Galo no carnaval de Salvador – cena que Brown prometeu que vai se repetir. “É o momento histórico do encontro entre o maior bloco da Terra com o maior carnaval do mundo”, comentou o emocionado presidente da agremiação de Recife, Guilherme Menezes.

Além de músicos e cantores, o Galo também levou dois de seus ícones para a Avenida Oceânica: a escultura que simboliza o grupo, com 4 metros de altura, e a bandeira, carregada pelo porta-estandarte oficial do Galo, Fernando Zacarias, de 66 anos. “Estou realizando um sonho”, disse o veterano integrante do bloco. Há 33 anos, desde que o grupo nasceu, ele é o encarregado de zelar pelo símbolo do Galo.

No desfile, Brown ainda foi acompanhado pelos cantores do Olodum, por Margareth Menezes e por 200 percussionistas vestidos com o uniforme oficial da seleção brasileira, lançado oficialmente em Salvador no domingo.

No fim do circuito, Brown ainda aguardou a chegada de dois outros trios, o da Timbalada e o de Ivete Sangalo, para uma apresentação conjunta, que fez lotar a Praia de Ondina. Juntos, eles cantaram Ai (Rema, rema, rema), sucesso de Brown quando comandava a Timbalada, e o sucesso de Ivete na folia, Na Base do Beijo.

Encerrada a maratona, a cantora, que deu à luz em outubro, disse ter perdido quatro quilos durante os desfiles. “Agora, só faltam mais quatro para eu ficar ainda mais gostosa.”

Balanço

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, pelo terceiro ano consecutivo os índices de criminalidade foram reduzidos nos circuitos da folia. Foram registradas, entre a tarde de quinta-feira e a manhã de hoje, 1.193 ocorrências, ante 1.291 do mesmo período do ano passado.

A maior parte dos registros, 893, foi relativa a furtos – no ano passado houveram 938. Como no carnaval de 2009, também foram registradas duas tentativas de homicídio.

Voltar ao topo