Funcionários dos Correios oficializam fim da greve

Quinze Estados, o Distrito Federal e o interior de São Paulo votaram nesta segunda-feira (21) pelo fim da greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Este quorum, segundo o estatuto da Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (Fentect), é suficiente para oficializar o fim da paralisação, iniciada no dia primeiro.

Outros Estados e a cidade de São Paulo realizam ainda nesta segunda-feira (21) assembléias para votar a proposta fechada no sábado entre a Fentect, a diretoria da empresa e o ministro das Comunicações, Hélio Costa. A Fentect já apresentou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), esta tarde, o acordo negociado no sábado.

O acerto estabelece o pagamento definitivo de abono de 30% para 43 mil carteiros da distribuição e coleta externa, um abono de R$ 260,00 mensais para outros 16 mil funcionários e a suspensão do desconto dos dias parados, que serão compensados com banco de horas de trabalho.

A previsão do ministro Hélio Costa é de que em dez dias todas as entregas estejam normalizadas. Até sexta-feira, 130 milhões de correspondências não haviam chegado aos seus destinatários.

Voltar ao topo