Funcionários da Receita estão envolvidos em fraude

A operação “Vulcano”, deflagrada nesta sexta-feira (7), identificou funcionários da Receita Federal envolvidos no esquema de fraude detectada em operações de comércio exterior. A operação, uma das maiores já realizadas, mobiliza 600 servidores da Polícia Federal e 280 da Receita em vários Estados do País.

A operação identificou fraudes em mercadorias nacionais destinadas à exportação, entre elas pneus e insumos para a produção de cerveja. Os produtos estariam sendo desviados para o mercado interno, recebendo todos os benefícios fiscais dados os bens que são exportados.

Também foram identificadas fraudes com mercadorias estrangeiras, principalmente produtos têxteis e alimentícios, que estavam ingressando em território nacional com subfaturamento, com declaração diferente de quantidade e qualidade, bem como com falsificação de sua origem. Segundo a Receita, produtos chineses e coreanos estavam sendo importados como se fossem bolivianos, expediente que permitiria a utilização dos benefícios fiscais destinados aos produtos oriundos dos países parceiros do Mercosul.