Funcionários da Infraero protestam contra privatização de aeroportos

Centenas de funcionários da Infraero participaram na sexta-feira (26) do abraço simbólico ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A manifestação serviu para que eles criticassem a proposta de privatização do Tom Jobim e do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

A privatização foi pedida pelo governo do Rio de Janeiro, sob a alegação de que a situação atual do Tom Jobim pode comprometer a candidatura da cidade s Olimpíadas de 2016. No início do mês, o Ministério da Defesa anunciou que deve entregar a administração do aeroporto iniciativa privada a partir do ano que vem.

Segundo Ilza de Sá, funcionária da Infraero e uma das organizadoras da manifestação, o abraço quer chamar a atenção da imprensa e mostrar que o aeroporto não está abandonado. Ela disse que os funcionários da estatal vão pressionar o governo federal para que os terminais Tom Jobim e Viracopos não sejam privatizados.

“Nós sabemos que privatização é sinônimo de demissão, esse é um dosproblemas. Nós vamos lutar até o fim contra a privatização”, disse Ilza.

Ela informou que nesta segunda-feira (29) haverá mais uma manifestação, desta vez na Candelária. De acordo com ela, os funcionários da Infraero, de Viracopos e do Tom Jobim solicitaram no início desta semana uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir que esses aeroportos não sejam entregues iniciativa privada.