Funcionalismo cresceu 11,6%, revela IBGE

Rio de Janeiro

  – Em apenas dois anos, o número de funcionários públicos municipais aumentou em 11,6%. São 400 mil servidores da ativa a mais, passando de 3,4 milhões em 1999 para 3,8 milhões em 2001. Os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2001 foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O levantamento é um retrato dos 5.561 municípios brasileiros, do ponto de vista dos prefeitos, responsáveis pelo preenchimento dos questionários.

Somando-se aos 471 mil aposentados e pensionistas, chega-se ao total de 4,2 milhões de servidores municipais ativos e inativos. A municipalização crescente de serviços públicos e o grande número de novos municípios criados na segunda metade da década de 90 são as principais explicações para o crescimento do funcionalismo municipal, segundo o chefe do Departamento de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio Oliveira. “Em 1997, foram criados mais de 500 municípios.

As prefeituras foram consolidando duas máquinas administrativas, fazendo concursos e isso leva algum tempo até a contratação dos funcionários. Além disso, existe a descentralização, que faz os municípios assumirem muitas atividades”, diz Oliveira.

Mulheres

As mulheres são 50,8% da população brasileira, mas entre os 5.561 prefeitos do País, apenas 346, ou 6,2%, são do sexo feminino. A maior parte dos prefeitos brasileiros é formada por homens, com idade entre 41 e 50 anos e curso superior completo. Existem, porém, 705 prefeitos (12,7%) que não completaram o ensino fundamental, ou seja, têm menos de oito anos de estudos.

Voltar ao topo