Frio já chegou até Rondônia

O Rio Grande do Sul amanheceu ontem coberto de gelo. As baixas temperaturas da madrugada provocaram a ocorrência de geadas em quase todo o estado. Segundo o 8.º Distrito de Meteorologia, o fenômeno foi mais forte em Passo Fundo e Lagoa Vermelha, no planalto, Bom Jesus, nos campos de cima da serra, Uruguaiana, na fronteira oeste, e Bagé, na fronteira sul. Em Santa Catarina, São Joaquim registrou a temperatura mais baixa da região Sul, com 3,5 graus negativos. O Paraná também teve geadas, em Irati e Ivaí.

A pequena umidade do ar e ausência de nuvens na região evitou as condições para a repetição das nevadas da quarta-feira, quando as temperaturas estavam pouco acima de zero grau.

As previsões do 8.º Distrito de Meteorologia indicam mais alguns dias de frio, com geadas, em todo o Sul. Hoje, o tempo deve permanecer claro, com pequena nebulosidade. A temperatura tende a chegar até a 2 graus negativos nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e a um grau negativo em Santa Catarina e no Paraná. A máxima prevista é de 21 graus nos três estados.

A onda de frio também atingiu o Centro-Oeste e parte do sul da região Norte, entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia. De acordo com o meteorologista da InfoTempo Carlos Repelli, quando uma massa de ar polar consegue chegar ainda com força sobre essas regiões tropicais ocorre o fenômeno “friagem”.

Voltar ao topo