Fraternidade terá Amazônia como tema

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Dom Odilo Pedro Sherer, secretário-geral da CNBB: olhos para as penúrias da Amazônia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu ontem o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Com o lema ?Fraternidade e Amazônia?, a campanha será lançada em Belém (PA) na Quarta-feira de Cinzas. ?Na Amazônia, acontecem muitas situações que ferem a fraternidade?, afirmou o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Sherer.

?O descuido com o ambiente, a exploração voltada para o lucro e benefício privado não leva em conta o interesse público?, lista Sherer, em entrevista coletiva após a 62.ª reunião ordinária do Conselho Permanente da CNBB. Segundo ele, os bispos querem ?ações que possam sensibilizar as autoridades diante da responsabilidade do Brasil em relação à  Amazônia?.

Sherer informou que a campanha vai abordar temas como desmatamentos, povos indígenas, e a migração das pessoas para o centro urbano do estado. Como em todos os anos, ao final da campanha será feita uma coleta de alimentos e roupas para ajudar as pessoas carentes. ?As questões na Amazônia são vistas a partir da ótica da solidariedade. As populações que vivem na região não podem ficar na penúria.?

?Nós queremos que todos se reconheçam responsáveis pelo futuro social e pelo meio ambiente que afeta de modo especial o pulmão do mundo que é a Amazônia?, acrescentou o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo.

Voltar ao topo