O líder cubano Fidel Castro mandou uma coroa de flores ao velório de Oscar Niemeyer, que está sendo realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio, hoje.

continua após a publicidade

A homenagem foi entregue por intermédio da intelectual brasileira Marília Guimarães, que chegou ao salão nobre, onde acontece o corpo está sendo velado, acompanhada pela deputada Jandira Feghali (PC do B).

Ontem, o presidente de Cuba, Raúl Castro, mandou mensagens de condolências para os parentes de Niemeyer e para presidente Dilma Rousseff: “Receba nossas condolências e os profundos sentimentos de solidariedade perante a perda do querido amigo Oscar Niemeyer, um filho ilustre do Brasil, a quem a humanidade lembrará sempre por sua dimensão artística e humana.”

Raúl e Fidel Castro também enviaram flores ontem ao Palácio do Planalto, em Brasília, onde aconteceu o primeiro velório do arquiteto brasileiro.

continua após a publicidade

Oscar Niemeyer ingressou em 1945 no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos de inclinação esquerdista. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes comunistas e socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à extinta União Soviética e a Cuba.