FHC vai de Lula se Serra não emplacar

Washington (Das agências) – O presidente Fernando Henrique Cardoso deve apoiar o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno, caso o candidato do PSDB, senador José Serra, não consiga passar do primeiro turno. Esta informação foi anunciada ontem em Washington pelo presidente nacional do PT, José Dirceu, que conversou por telefone com o presidente FHC.

O deputado José Dirceu conversou por telefone com o presidente Fernando Henrique Cardoso antes de viajar a Washington, para lhe comunicar os encontros oficiais que teria na capital norte-americana. Dirceu encontrou-se com assessores do alto escalão da Casa Branca e com diretores de instituições multilaterais. Dirceu mencionou o telefonema durante encontro fechado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do qual participaram também representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird).

Dirceu disse que FHC apoiará o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, se o candidato do Governo, José Serra (PSDB), não chegar ao segundo turno. No entanto, o dirigente petista previu que a candidatura Serra deverá reagir nos próximos meses e reverter a subida nas pesquisas do candidato do PPS, Ciro Gomes. Além da cúpula do BID, estavam presentes na platéia o economista Lorenzo Perez, diretor assistente do Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI, e diretores do Banco Mundial.

Depois da reunião no BID, Dirceu encontrou-se na Casa Branca com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca para a América Latina, John Maisto, e com Lawrence Lindsey, assessor econômico pessoal de Bush. Será uma reunião de troca de informações e impressões mútuas entre o PT e a administração Bush”, disse Dirceu, antes do encontro. “Acredito que esses encontros acontecerão também com outros partidos e outros candidatos”, afirmou, ao ser informado de que Ciro Gomes não foi recebido pela Casa Branca quando esteve em Washington.

FHC e o PT

Assim que a campanha eleitoral começar na TV, o público verá o presidente Fernando Henrique Cardoso no programa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Não pedindo votos para José Serra (PSDB), mas numa homenagem a um prefeito do PT, o campeão do respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. As imagens estão prontas. Mas foram arrancadas a fórceps. O publicitário Duda Mendonça teve muitas dificuldades para gravar as cenas em que o presidente Fernando Henrique Cardoso condecorou com o diploma de melhor gestor fiscal o prefeito petista Neodi Saretta, de Concórdia (SC).

Ao tomar conhecimento de que o marqueteiro de Lula pretendia registrar as imagens da cerimônia, realizada na quarta-feira no Palácio do Itamaraty, o cerimonial do Palácio do Planalto montou uma barreira para impedir a entrada dos câmeras da campanha petista. Barrada, a equipe reclamou. A direção do PT acionou seu corpo de assessores em Brasília. Telefonemas para cá e para lá, viu-se logo que, com o Planalto, as negociações não andariam. O jeito foi recorrer ao Conselho Federal de Contabilidade, um dos organizadores da festa de premiação do melhor gestor fiscal. Uma hora e meia depois, o Conselho autorizou a entrada da equipe, que dispunha até de um produtor.

Voltar ao topo