FHC tem encontro cordial com Itamar

O encontro do presidente Fernando Henrique Cardoso com o ex-presidente e atual governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), no Seminário Brasil 2003-2006 foi cordial. Logo ao iniciar o discurso, Fernando Henrique se dirigiu ao governador de Minas Gerais como ?meu prezado amigo Itamar Franco, que nos dá a honra de sua presença nesta tarde histórica?.

O presidente disse que tinha trazido um discurso escrito, mas preferiu falar de improviso, ?ao ver tantos amigos? e para ?falar mais emotivamente?. Fernando Henrique contou a história de quando foi convidado pelo atual governador para se transferir do Itamaraty e assumir o Ministério da Fazenda. O presidente afirmou que a democracia proporcionou o sucesso do Plano Real, que lembrou, foi muito explicado não só por ele como também pelo ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, que o sucedeu no cargo. FHC recordou que, em 1994, dizia-se que o Plano Real era eleitoreiro e que a estabilidade acabaria após as eleições ?Não vou dizer os autores dessas frases, que estão aí até hoje. Hoje, dizem coisas melhores?, disse.

O presidente afirmou também que nunca lhe faltou apoio político de Itamar quando este era presidente e ele. ministro da Fazenda. ?Vez por outra, há quem diga que eu não reconheça. Mas, na história, não se borra com borracha?, disse. Em seguida, Fernando Henrique citou estudos do sociólogo e ex-senador Darcy Ribeiro sobre a moeda e afirmou que ?Darcy Ribeiro era oposicionista, mas nunca se opôs ao Brasil?. Ao fim do discurso, o governador, que é oposicionista, e o presidente se abraçaram.

Voltar ao topo