Nova York

  – O presidente Fernando Henrique Cardoso despediu-se, na noite de segunda-feira, da comunidade internacional ao discursar na entrega do prêmio Mahbub ul Haq , oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por sua contribuição ao desenvolvimento humano no Brasil. Em sua última viagem internacional como presidente, FHC disse que deixa o governo com a consciência tranqüila, por ter feito todos os esforços possíveis para melhorar a qualidade de vida da população mais carente do País.

Ao discursar para uma platéia formada por autoridades brasileiras e representantes da ONU, o presidente disse estar confiante com a atuação de Lula no comando do País. Na opinião de Fernando Henrique, sob a liderança de Lula o Brasil vai continuar avançando e terá novos ganhos sociais. “Tenho confiança que assim será”, enfatizou.

O presidente reiterou que, mesmo com os avanços registrados nos últimos anos, o futuro governo terá que se empenhar para implementar medidas que garantam melhores condições de vida à população. Segundo ele, “o copo está cheio pela metade”, e a outra metade ainda está vazia. Para o presidente, as tendências pessimistas às vezes prevalecem no Brasil, mas o apelo da justiça social deve continuar a ser ouvido cada vez mais forte, sem perder a civilidade. Entre as prioridades do novo governo, o presidente destacou a aprovação de reformas essenciais à manutenção dos ganhos já registrados no Brasil, especialmente a tributária, a política e a da previdência social.

Prêmio dedicado

No final do discurso, o presidente dedicou a conquista do prêmio a todos os que o ajudaram a alcançar as conquistas sociais, às crianças e aos brasileiros mais pobres. “Certamente meu governo deixará tarefa ainda em aberto”, afirmou. O prêmio Mahbub ul Haq foi criado este ano, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o presidente Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro a receber a homenagem. O prêmio será entregue, a cada dois anos, ao líder mundial ou chefe de Estado que mais tenha contribuído para a promoção do desenvolvimento em seu país. Segundo os jurados selecionados para a escolha do vencedor do prêmio, o presidente foi selecionado por ter conseguido, de fato, melhorar a grande maioria dos indicadores sociais brasileiros.

continua após a publicidade

continua após a publicidade