FHC pede pressa na aprovação de projeto da Mata Atlântica

O projeto de lei da Mata Atlântica, emperrado no Congresso, ganhou hoje um defensor de peso. ?Ficaria satisfeito se a lei da Mata Atlântica fosse aprovada ainda em agosto?, afirmou hoje presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, num apelo direto aos parlamentares presentes à cerimônia de lançamento da Agenda 21 Brasileira.

Na platéia, inúmeros ambientalistas aplaudiram o pedido do presidente, que diplomaticamente observou não saber se haveria tempo hábil para essa aprovação. O projeto, que estava com pedido de urgência aprovado para a votação em plenário, foi retirado de pauta antes do recesso parlamentar a pedido de deputados ligados ao setor produtivo e com o aval da equipe econômica.

O projeto cria isenções fiscais e benefícios financeiros que ainda não tinham recebido sinal verde da área econômica. Mas o Ministério do Meio Ambiente já negocia algumas alterações nestes artigos para garantir a aprovação do texto. Os ruralistas implicam com a abrangência da área considerada de ocorrência da mata atlântica, que não se limitaria ao litoral, mas se expandiria também pelo interior. A resistência, segundo identificou o ministério, parte dos parlamentares do Paraná e Santa Catarina.

Voltar ao topo