FHC espera que economia do País se recupere

O presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua última mensagem de Natal na Presidência, desejou que no próximo ano a economia do País possa se recuperar. Ele também anunciou que vai sancionar o projeto aprovado pelo Congresso que cria foro privilegiado para ex-ocupantes de cargos públicos como ex-presidentes e ex-ministros. – É adequado. Senão vira perseguição política – disse.

Segundo Fernando Hen-rique, a lei como está hoje possibilita que um ex-presidente responda a processos em várias partes do País. – Isso é uma irracionalidade – argumentou. Na versão aprovada pelo Congresso, o ex-presidente responderá a processos apenas no Supremo Tribunal Federal.

Na mensagem de Natal aos brasileiros, Fernando Hen-rique agradeceu ao povo pelas duas eleições e disse que continuará trabalhando pelo País como um cidadão comum: – Espero que 2003 seja ano de recuperação da economia brasileira e que seja ano de grandes construções: da democracia e do bem-estar. Os meus melhores agradecimentos ao povo brasileiro. Que seja um ano de realizações não apenas no sentido material, mas espiritual e moral.

Fernando Henrique fez ainda um balanço dos oito anos de governo e disse que deixa a Presidência com a sensação de dever cumprido. Ele afirmou que governou com satisfação e fez o que achou que deveria fazer e que se empenhou muito: – Não botei ninguém na cadeia. Não persegui ninguém. Não distorci nada para interesse próprio. Meus familiares tiveram uma vida absolutamente discreta. Não mudaram seu modo de viver. Não tenho razão para rancores nem mágoa alguma. Saio com uma sensação pessoalmente boa e feliz.

O presidente reconheceu, no entanto, que não realizou tudo o que queria. – O presidente da República não consegue tudo o que quer. As mudanças não dependem só dele. Mas trabalhei muito -disse o presidente. Para ele, o momento mais difícil de seu governo foi a crise cambial. -Essa crise financeira poderia desfazer em 48 horas tudo o que se construiu em anos. Poderia empobrecer o povo – afirmou.

Entre os melhores momentos de sua gestão, Fernando Henrique citou a aprovação de reformas constitucionais, a mudança da economia e a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef): – O Fundef me deu a maior satisfação. O analfabetismo é moribundo hoje no Brasil. Sobre seu futuro, o presidente disse que não pretende se envolver em política partidária.

Para ele, um ex-presidente da República deve ter uma ocupação específica: – Quem foi, como fui, presidente durante oito anos, tem que cuidar da manutenção de certas conquistas como a democracia e também ajudar no debate público de questões de interesse nacional. Fernando Henrique disse que, assim que deixar o cargo, vai viajar para a Europa, onde descansará durante todo o mês de janeiro. A partir de fevereiro, pensará no seu futuro.

Voltar ao topo