FHC define ação eleitoral

Brasília

(AG) – Depois de receber a seleção brasileira de futebol, o presidente Fernando Henrique Cardoso realizou ontem uma reunião com todos os ministros para definir como o governo agirá a partir do início da campanha eleitoral, no próximo sábado. Fernando Henrique pediu empenho aos ministros nesses seis meses finais do seu oitavo ano de mandato e deixou claro que o governo não pode ficar imobilizado devido à campanha dos candidatos à Presidência. O problema é que o calendário eleitoral fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impõe uma série de regras para o governo a partir do próximo sábado: ficam suspensas propagandas oficiais e o presidente não poderá mais fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão, salvo casos de calamidade pública.

“O presidente disse que não podemos deixar de trabalhar só porque está começando a campanha eleitoral. Ele deixou claro que o governo não acaba agora e que é preciso continuar trabalhando para cumprir todas as metas estabelecidas”, disse um ministro que participou do encontro.

Fernando Henrique fez uma exposição no começo da reunião, onde cobrou dos ministros a apresentação de um balanço de todas as ações até agora. O levantamento deverá ser entregue até o final da semana para que seja preparado um documento geral sobre as medidas adotadas pelo governo. A idéia do presidente, segundo um dos ministros, é distribuir o documento para todo o governo.

“Mas ele ressaltou que esse empenho não pode ser confundido com a campanha do candidato do governo. O presidente disse que seria muito ruim para o governo e para o próprio candidato (José Serra) misturar as duas coisas”, disse outro ministro que esteve no Palácio do Planalto.

Voltar ao topo