FHC decide reduzir gastos com propaganda

Brasília (AG) – Com críticas veladas aos altos preços cobrados pelas agências, e respondendo aos que acusam o governo de gastar muito com publicidade, o presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem um acordo para reduzir os custos do setor, mas que só deve vigorar plenamente na próxima administração. O convênio com empresas publicitárias vai atingir a propaganda oficial de utilidade pública, como campanhas de vacinação, de trânsito e antidrogas. Até agora o governo já gastou 78,5% da verba de comunicação para 2002.

Pelo acordo, firmado com o Conselho Executivo das Normas-Padrão da Atividade de Publicidade, os descontos das agências e dos meios de comunicação vão variar de 8% a 80%, dependendo do veículo: rádio, TV ou jornal. Fernando Henrique fez uma referência aos altos ganhos das agências com recursos da União:

– Se (o governo) está gastando mais, se tiver o dinheiro e se for uma campanha boa, muito bem, que gastem e que vocês ganhem sua partezinha moderada.

O presidente disse que várias campanhas do governo “sem comunicação” não teriam sido realizadas. – Como é que o ministro vai fazer? Vai telefonar? Vai pedir para seu gabinete ajudar? Não tem jeito…. Ou o governo usa os meios de comunicação ou não faz nada. Fica simplesmente girando como peru de Natal – disse.

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