Festa da padroeira do Brasil reúne 155 mil

Aparecida, SP (AE) – A festa da padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, recebeu 155 mil pessoas ontem, em Aparecida, no Vale do Paraíba. Às 7h da manhã o pátio já estava lotado de fiéis que chegavam de longe para rezar e ver a imagem original de Nossa Senhora, encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Neste mesmo horário, quase não havia mais lugar no estacionamento do Santuário, que tem capacidade para cerca de 8 mil carros e ônibus. A maioria dos fiéis que chegava à basílica cumpria um ritual: assistia à missa, seguia para ver a imagem original, acendia uma vela e depois andava pela passarela. As compras de velas, terços e imagens também estavam na programação dos devotos.

Para ver a imagem original, as pessoas enfrentavam uma fila desorganizada, por mais de uma hora. ?Vir para Aparecida e não ver a santa, é como não ter vindo. Mesmo que demore, não tem problema?, disse a aposentada Maria Aparecida de Carvalho, de Itajubá (MG). Com duas velas de 1,65cm nas mãos, a dona- de-casa Clara Almeida da Silva, de 68 anos, enfrentava o cansaço para conseguir fazer a oração, no meio da multidão. ?Tenho duas pontes de safena e mais de 70 pontos no corpo. Mesmo assim, não me incomodo de estar aqui. Aqui é a minha vida, estou feliz?. De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, o número de fiéis ficou dentro da expectativa da basílica.

Missa solene

A missa das 10h foi a principal das quatro celebrações de ontem e foi rezada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Antes da chegada da imagem da santa à Basílica, romeiros vestidos com roupas marrons levavam vários objetos ao altar. Por último, três pescadores carregaram a imagem de Nossa Senhora até o centro da igreja. A dupla sertaneja Gian e Giovani cantou as principais músicas e no final da celebração, uma chuva de papel prateado encantou os romeiros.

?Não dá pra segurar, é muito emocionante?, disse o líder comunitário Jorge de Paula, que estava pagando promessa pela cura de duas pessoas da família. O prefeito e o governador de São Paulo, Gilberto Kassab e Cláudio Lembo, respectivamente, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e o senador reeleito Eduardo Suplicy também participaram da cerimônia. Diferente dos outros anos, desta vez, Alckmin não fez a primeira leitura da liturgia. ?Por ser candidato, preferimos que ele não fizesse?, disse Dom Damasceno. 

Voltar ao topo