Farc enviam mensagem de felicitações ao Brasil pela vitória de Lula

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram ter enviado uma carta ao 11.º Encontro do Foro de São Paulo felicitando o Brasil pela vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

A carta, no entanto, não foi divulgada no encontro, encerrado hoje em Antigua, na Guatemala. E não chegou ao representante do PT no Foro, o deputado Paulo Delgado (MG).

“Dificilmente, pelo mecanismo formal do encontro, a carta produz alguma decisão”, declarou Delgado, que participava hoje da redação da declaração final do encontro, na qual a Colômbia não deveria ser mencionada. “Não tomei conhecimento formalmente da carta”, disse o deputado, “nem tenho por que comentá-la. Qualquer organização pode enviar uma mensagem saudando o encontro”.

“As posições do PT estão muito claras na minha intervenção inicial, em todos os grupos de trabalho e na declaração final”, continuou o deputado. “As regiões que optaram pela guerra como forma de resolver conflitos não saíram dela.”

“Reconhecemos o direito dos povos à insurgência, mas achamos que a Colômbia tem de encontrar uma solução democrática para o conflito”, reagiu o vice-presidente do PC do B, José Reinaldo de Carvalho, encarregado pelas relações internacionais do partido. O PC do B é contra o Plano Colômbia, o programa de ajuda militar dos EUA, que, segundo Reinaldo, representa a “militarização da fronteira e um risco para o Brasil”.

As Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN), outro grupo guerrilheiro colombiano, são membros do Foro de São Paulo. Mas sua participação só é aceita indiretamente, por meio de uma “delegação unitária” da Colômbia, composta por militantes de três organizações legais: o M-19, o Partido Comunista Colombiano e o grupo Presentes pelo Socialismo.

Voltar ao topo