Falta de recursos ameaça vestibular

Brasília

– O processo de vestibular das universidades federais está ameaçado pela falta de verbas. Foi o que afirmou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Mozart Neves. Ele e outros 40 reitores estiveram ontem no Ministério da Educação e no escritório de transição para o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

As universidades querem receber R$ 127 milhões em recursos previstos no Orçamento, referentes aos meses de novembro e dezembro. Segundo Neves, os recursos foram retidos com base em dois decretos. A explicação que o presidente da Andifes ouviu no Ministério da Educação foi que a medida teria atendido pedido da equipe de transição. Com isso, até mesmo recursos próprios das universidades, como a arrecadação com taxa de inscrição em vestibulares, estão retidos.

Ele cobrou uma explicação do coordenador-adjunto da transição, Luiz Gushiken, que negou o pedido de bloqueio. Ele ficou de levar a questão ao coordenador-geral, Antônio Palocci Filho. Segundo o Ministério da Educação, o bloqueio dos recursos se deve ao contingenciamento de despesas imposto a todo o governo federal.

Voltar ao topo