Falha de sistema dificulta pedido de passaporte no Rio de Janeiro

Quem tentou fazer o agendamento eletrônico para tirar passaporte nos últimos dias, no Rio, foi surpreendido pela informação de que o serviço só estaria disponível após janeiro de 2009. A Assessoria de Imprensa da Polícia Federal, em Brasília, esclareceu nesta sexta-feira (25) que há um problema no sistema de computador que gerencia a marcação de datas. Aqueles que vão viajar podem se dirigir aos postos de atendimento, mesmo sem ter agendado a entrega dos documentos.

No site da PF, o serviço ainda aparecia como indisponível até janeiro de 2009 para todos os quatro postos da cidade do Rio de Janeiro, e o de Niterói e de Nova Iguaçu. Na manhã desta sexta-feira, também não era possível agendar a data em alguns postos de São Paulo e no Aeroporto de Guarulhos. Já em Santos, o sistema funcionava corretamente. À tarde, a Delegacia da PF no Aeroporto de Guarulhos havia voltado a fazer marcações. A Assessoria de Imprensa esclareceu que isso ocorre porque o "sistema oscila", mas disse que o reparo foi providenciado.

O agendamento pelo site da PF é possível no Rio desde 27 de outubro do ano passado, quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, lançou o novo modelo de passaporte no Estado. O documento de capa azul, tem 16 itens de segurança, inclusive um código de barras que permite a identificação do passageiro em poucos segundos. A promessa, à época, foi que o passaporte seria emitido em seis dias.

Voltar ao topo