Expectativa é que se formem mais doutores em 2006

Brasília (ABr) – Em 2006, o Brasil deve superar a meta de formação de doutores estabelecida pelo governo federal. Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, cerca de 10.500 pessoas devem obter o título de doutor no ano que vem. ?No início do governo, o presidente Lula estabeleceu uma meta para 2006 de formar 10 mil doutores?, informou o ministro.

Rezende afirmou que o crescimento da pós-graduação se deve a medidas como a expansão do ensino superior e à conscientização do setor empresarial sobre a importância de investir em desenvolvimento tecnológico. ?Muitas medidas estão sendo criadas em todo o Brasil, como parques tecnológicos e incubadoras tecnológicas?, disse. Segundo ele, as empresas também têm desenvolvido programas de incentivo à pós-graduação.

Para o ministro, a Lei de Inovação Tecnológica, regulamentada em outubro, deverá estimular a busca pela formação acadêmica. A lei prevê, por exemplo, reembolso por parte do governo para as empresas que contratarem mestres e doutores. ?Vários instrumentos novos de apoio à empresa vão permitir ou vão contribuir para que nós nos posicionemos melhor do ponto de vista tecnológico?, avaliou. 

Voltar ao topo