Exército quer dispensar 44 mil recrutas

Brasília

(AE) – O Exército propôs ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso a dispensa, no fim deste mês, de 44 mil recrutas que começaram a servir a Força em 26 de março. Se o presidente concordar com a proposta, esta será a primeira vez na história do país que recrutas cumprirão apenas quatro meses de serviço militar obrigatório. A redução do tempo do serviço militar é para tentar compensar os cortes de R$ 580 milhões no Orçamento do Exército. Ontem à tarde, o ministro da Defesa, Geraldo Quintão, enviou a Fernando Henrique a proposta do Exército para conter gastos.

Em março, foram incorporados 52 mil recrutas, que deveriam ser dispensados somente no fim de novembro. É do total de 52 mil que o Exército quer dispensar os 44 mil recrutas – sobrariam apenas oito mil homens para servir até novembro. Paralelamente à proposta de antecipar o licenciamento de 44 mil recrutas, o Exército decidiu adiar por 60 dias a convocação de cerca de 18 mil homens, que fazem parte do segundo grupo do serviço militar obrigatório deste ano. Este homens serão incorporados ao Exército apenas em 2 de setembro e a previsão é que deixem a força em julho de 2003.

O comandante do Exército, general Gleuber Vieira, também suspendeu o pagamento do auxílio-transporte e do auxílio pré-escolar para os militares. No nota divulgada ontem à noite, o Exército explica que a suspensão desses pagamento deu-se “por absoluta ausência de recursos específicos que permitam cumprir esse reconhecido direito pecuniário”.

O Exército decidiu ainda restringir o horário de funcionamento de algumas organizações militares e as atividades de apoio à ala governamental não ligada à atividade fim da Força.

Voltar ao topo