Exército já iniciou obras de integração do São Francisco, diz ministro

Ao participar nesta segunda (11) do programa de rádio Café com o Presidente, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, informou que o Exército já iniciou as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

De acordo com ele, o Exército começou a construir os canais de aproximação, que levarão água do rio até as estações de bombeamento, que vão levar a água até os canais. O projeto de integração prevê a construção dos eixos Norte e Leste, responsáveis por captar a água e leva-lá até os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Eixo Norte sairá do município pernambucano de Cabrobó, percorrerá 400 quilômetros até os rios Salgado e Jaguaribe (CE); Apodi (RN) e Piranhas-Açu (PB e RN). Já o Eixo Leste começa na barragem de Itaparica, em Floresta (PE), com destino ao Rio Paraíba (PB). O segundo canal terá 220 quilômetros, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. Serão construídas também nove estações de bombeamento, três no Eixo Norte e seis no Eixo Leste.

?O Exército já recebeu ordem de serviço. Estão fazendo os canais de aproximação que nada mais são do que aqueles canais que levarão a água do São Francisco até as estações de bombeamento, onde a água será bombeada para seguir o seu percurso?, explicou o ministro.

Geddel Vieira Lima afirmou que o projeto gerará emprego no Nordeste. ?Evidentemente, uma obra desse tamanho trará muitos empregos para uma região pobre, uma região que precisa de estímulo para o seu desenvolvimento?.

Voltar ao topo