Exército invade o morro e leva tiro

Rio – O Exército, com o apoio da Polícia Militar, realizou ontem uma operação com cerca de 300 homens para prender dois soldados de 18 anos, recém-integrados à corporação. Segundo o Comando Militar do Leste, eles furtaram, anteontem, três fuzis FAL 7.62mm do Museu Histórico do Exército no Forte de Copacabana (zona sul). O armamento seria repassado para traficantes. Na mesma noite, bandidos da favela Roquete Pinto atacaram o 24.º Batalhão de Infantaria Blindada, em Ramos (zona norte), atirando contra o sentinela do quartel. A busca aos soldados foragidos, que reuniu integrantes da polícia, Serviço de Inteligência e Brigada Pára-quedista do Exército, além dos PMs, foi realizada em, pelo menos, dois morros da zona sul: Rocinha e complexo Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. No trajeto, o comboio assustou pedestres e motoristas que circulavam pela orla de Copacabana e os moradores das comunidades. Os soldados foram recebidos com tiros. As visitas públicas ao Forte, que está completando 90 anos, foram suspensas durante o dia de ontem.

Segundo o Comando Militar do Leste, o furto do material ocorreu por volta das 20h30. Durante o trabalho de manutenção dos armamentos, o soldado Carlos Henrique de Melo desmontou os três fuzis, saiu do Forte por uma trilha em direção à Praia do Diabo, nas proximidades, e passou as armas para Carlos Eduardo Teixeira de Farias, que estava de folga. A Justiça Militar expediu dois mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva dos foragidos. Os pais de Carlos Henrique, que mora no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, afirmaram que ele não apareceu em casa. Familiares de Carlos Eduardo também não souberam informar do paradeiro do filho.

Enquanto isso, o secretário de Segurança Pública do Rio, Anthony Garotinho, anunciou mudanças na cúpula da Polícia Militar. Para o comando-geral da corporação foi indicado o coronel Hudson de Aguiar Miranda, em substituição ao coronel Renato Hottz. Ao anunciar o novo nome, o secretário agradeceu ao coronel Hottz pelo trabalho à frente da PM. O novo chefe do Estado Maior é o coronel Claudeci Ribeiro, que atuava na Corregedoria da PM e vai substituir o coronel Carlos Alberto Guedes.

Voltar ao topo