Ex-secretário nega propina em Santo André

Santo André

(AE) – O ex-secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger de Oliveira Sousa, negou ontem, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Santo André, que investiga o suposto esquema de arrecadação de propinas para campanha do PT, que tenha recebido ou “que tenha conhecimento de qualquer esquema dentro da prefeitura do município”. Klinger atribui as denúncias “a interesses políticos eleitorais e econômicos”, e diz que está sendo vítima, assim como ex-prefeito Celso Daniel, seqüestrado e assassinado em janeiro, de “difamação e calúnia”.

O ex-secretário petista relatou que João Francisco Daniel, irmão do prefeito e autor das primeiras denúncias de propina, intercedeu pelo menos duas vezes em nome da empresa Guarará, da família Gabrini – que denunciou que pagava R$ 40 mil de propina por mês junto ao prefeito. “Na segunda ocasião, João Francisco chegou a levar um item de reivindicações a pedido da Guarará”, disse Klinger. “O prefeito me pediu que avaliasse aquelas reivindicações e as atendesse no justo limite da lei”, acrescentou ele.

De acordo com Klinger, a empresa Guarará atravessa sérias dificuldades para cumprir contrato estabelecido com a prefeitura entre eles a construção de uma ponte e a renovação da frota de ônibus da empresa. “Por três vezes consecutivas aditamos prazos adicionais para o cumprimento do contrato. No início desse ano eles pleitearam um novo aditamento, vimos que a empresa mostrava indícios muito claros de não ter condições econômicas de cumprir o contrato”, disse Klinger.

Aníbal admite processar PT

Brasília

(AE) – O presidente nacional do PSDB, deputado José Aníbal (SP), disse que estuda a possibilidade de entrar com uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra o deputado José Dirceu (PT-SP), presidente nacional petista. Segundo Aníbal, se fizer a ação, deverá pedir que o órgão investigue as denúncias de suposta cobrança de propina na prefeitura de Santo André, no Grande ABC (SP).

Um dos beneficiários da extorsão seria Dirceu, segundo denúncia do médico oftalmologista João Francisco Daniel, irmão do ex-prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro. Embora o ministro Nelson Jobim, do Supremo Tribunal Federal (STF), tenha arquivado o processo em que o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, pediu a abertura de inquérito contra o deputado federal do PT de São Paulo.

Voltar ao topo