EUA e Europa comemoram dia dos namorados

Hoje, na América do Norte e em alguns locais da Europa, comemora-se o Saint Valentine”s day – Dia de São Valentim -, o equivalente ao nosso Dia dos Namorados. Nos EUA, São Valentim é tão popular e admirado quanto Santo Antônio no Brasil.

Diz a lenda que, há muito tempo, Valentim era um frade que vivia em Roma. Ele era considerado muito bom e amigo das crianças. Já velhinho, ficou sabendo que o imperador Claudius, o Bárbaro, estava exigindo que todos os jovens romanos abrissem mão de sua vida pessoal e ingressassem no exército, não podendo casar e constituir família.

Observando a tristeza dos jovens, Valentim começou a celebrar casamentos às escondidas e ganhou grande popularidade. Por desobedecer o imperador, foi preso e, na cadeia, passou a receber muitas cartas de solidariedade. Todos os dias, recebia a visita de uma menina cega. Valentim começou a rezar pela garota e ela voltou a enxergar. Esse foi considerado seu primeiro milagre. O frade foi morto no dia 14 de fevereiro no ano 269. Em muitos países, para homenagear o santo, pessoas costumam trocar cartas e lembrancinhas como prova de amor e amizade.

No Brasil, o santo é muito pouco conhecido. Porém, em Curitiba, a Escola Internacional promoverá hoje, a partir das 13h30, festividades em comemoração à data. Os alunos também devem ser presenteados com cartas e doces.

Voltar ao topo