EUA deportam brasileiros detidos no Texas

Washington – Os Estados Unidos libertaram 22 dos 28 brasileiros em situação ilegal detidos na semana passada no Texas (sul) até uma audiência no prazo de 30 dias, e vão deportar outros seis por terem tentado entrar de forma clandestina no país pela segunda vez, informou ontem uma fonte consular norte-americana. “No grupo, havia seis pessoas que tentaram entrar pela segunda vez nos Estados Unidos. Vão permanecer detidas até sua deportação para o Brasil”, disse Flávia Passos, do consulado brasileiro em Houston (Texas).

“As outras foram libertadas até uma audiência que será realizada dentro de 30 dias. Dispõem de um documento da polícia que menciona que vão ter uma audiência, que determinará se podem permanecer nos Estados Unidos ou devem ser deportados”, explicou. “Não é comum que os deixem livres assim, com a possibilidade de viajar pelos Estados Unidos”, declarou Passos, que disse não lembrar de algo similar nos últimos dois anos.

Caso os brasileiros não compareçam à audiência, então “aí, sim serão considerados ilegais no território americano”, declarou. Os 28 brasileiros viajavam em um caminhão, quando foram detidos em Sweetwater (leste do Texas) na última quarta-feira. “Tinham fome, sede e estavam cansados, mas estavam bem de saúde”, explicou a responsável pelo consulado. O crescente número de brasileiros que tentam entrar nos Estados Unidos, de forma ilegal e através do México, fez o governo norte-americano ser mais rigoroso na fronteira. Nas últimas semanas três pessoas morreram tentando atravessar o deserto de Tucson e muitos grupos de brasileiros foram presos. No ano passado, o Congresso brasileiro negociou a repatriação de quase mil brasileiros presos nos Estados Unidos.

Voltar ao topo