Estudantes não sabem matemática e português

Brasília – A esmagadora maioria dos estudantes brasileiros sai da 3.ª série do ensino médio sem saber Matemática e Língua Portuguesa. É o que mostra nova leitura dos resultados do último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em 2001, com 287.719 alunos. Apenas 5,99% dos alunos testados tinham nível adequado de conhecimento em matemática. Em língua portuguesa, o índice foi de 5,34%.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Araújo, afirma que a maior parte dos alunos do ensino médio não assimila conhecimentos novos. “O nível dos alunos é mais compatível com o da 8.ª série do que com o da 3.ª série do ensino médio.” A situação se agrava nas regiões mais pobres do País. O percentual de alunos classificados nos estágios crítico e muito crítico em matemática, por exemplo, sobe para 83,1% no Norte e 76,4% no Nordeste -enquanto a média nacional está em 67%. “Os alunos estão muito longe do domínio aceitável”, diz Araújo, ressaltando que os baixos resultados de aprendizado na 3.ª série refletem a precariedade do ensino em todos os níveis da educação básica. Porém, no ensino médio, a situação piora porque os conteúdos são mais complexos.

Alunos no nível crítico em português lêem apenas textos narrativos e informativos simples e estão longe de entender paródias, poemas e textos científicos. Já os que se encontram neste patamar em matemática não conseguem fazer interpretação gráfica e usar as figuras geométricas planas.

Voltar ao topo