Brasília – A Região Sul foi a que apresentou o melhor desempenho nos exames de leitura, matemática e ciências do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

continua após a publicidade

O Pisa mede o nível educacional de jovens de 15 anos em 57 países. O Brasil ficou em 52º luigar na avaliação.

A Região Centro-Oeste se destacou em matemática e ciências e a Sudeste, em leitura. A região Nordeste apresentou os níveis mais baixos em todas as áreas avaliadas.

O Distrito Federal e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul apresentaram os melhores resultados em ciências e matemática. Em leitura, o melhor desempenho foi no Distrito Federal, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Os piores resultados em ciências, matemática e leitura foram para os estados do Maranhão e do Amazonas.

continua após a publicidade

No Brasil foram avaliados 9.295 alunos, de 625 escolas, em 390 municípios de todos os estados.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que pela primeira vez se tem os dados por estado. ?Isso significa que a partir da divulgação dos dados por estado nós vamos poder identificar onde o sistema educacional vai bem e onde inspira cuidados, justamente para disseminar as boas práticas daqueles sistemas que vão indo muito bem?, disse.

continua após a publicidade

Outro detalhe revelado pela avaliação, que pode contribuir para elaboração de políticas públicas, segundo o Ministério da Educação, é a acentuada diferença de desempenho por gênero. Enquanto meninos são melhores em matemática e ciências, as meninas os superam em leitura.

É a terceira vez que o Brasil participa do Pisa.