Estudantes decidem desocupar Reitoria da UnB

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram nesta quinta-feira (17), em assembléia geral, desocupar o prédio da Reitoria, onde estão acampados desde o dia 3. A saída está marcada para o meio-dia desta sexta-feira (18), depois de limparem o local e representantes da Reitoria participarem de uma vistoria. O movimento pedia a saída do reitor Timothy Mulholland, acusado de se beneficiar de verba destinada à pesquisa para decorar e mobiliar seu apartamento funcional, e o do vice Edgard Mamyia.

Pressionado, Timothy pediu afastamento e no domingo (13), demissão. Mamyia, que assumira como reitor interino, ficou apenas dois dias no posto e pediu demissão no sábado (12). Na terça-feira (15) o ministro da Educação, Fernando Haddad, nomeou o professor Roberto Aguiar como reitor pró tempore. Ele negociou com os manifestantes e vai organizar as novas eleições.

O coordenador de organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Eduardo Zanata, avaliou o protesto dos estudantes como uma vitória. "Nossa ocupação chegou ao fim porque estávamos chegando a uma situação de desgaste. Mas nossas ações continuarão. Queremos eleições diretas paritárias para reitor", disse o estudante do 10º semestre de Letras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.