Maratona de provas

Estudantes avaliam Enem 2012 como difícil e cansativo

Após o primeiro dia de provas do Enem, estudantes avaliaram o teste como difícil e cansativo. Ontem, eles responderam perguntas de ciências humanas e ciências da natureza. Hoje, eles farão provas de linguagens e códigos, matemática, e mais a redação.

A estudante de escola pública Elen Cristiane, 17, disse que as questões de ciências humanas não estavam difíceis, mas os longos enunciados deixaram a prova cansativa. “Para mim, química e física eram os mais complicados tecnicamente. Para ajudar, temos apenas 4h30 para responder 90 questões e quando a gente chega no fim, já estamos esgotados.”

Para a estudante do ensino público Letícia Lindo Cruz, 18, os testes exigiam demais. “Algumas questões exigiam um aprofundamento muito grande. Muitas coisas eu nunca tinha aprendido”, contou.

Veterano na prova, Vanderlei Farias, 20, estudante de um cursinho pré-vestibular, disse que é essa foi a prova estava mais difícil que as outras duas vezes que ele prestou. “Os enunciados das questões de [ciências] humanas estavam muito confusos e complexos. Não eram perguntas diretas, tinha muita enrolação, principalmente nas questões relacionadas a frases de filósofos”, disse.

Para Farias, as questões que envolviam as disciplinas de química e física foram as mais fáceis. ” Algumas de [ciências] exatas citavam a resposta no próprio enunciado. A prova deste ano foi com certeza a mais difícil.”

O estudante ainda disse que celulares tocaram durante a prova e que estudantes tentaram sair antes do horário mínimo permitido e até discutiram com um dos fiscais da sala onde ele fez a prova. Os candidatos deveriam ficar ao menos duas horas na sala antes de sair, mas quem quisesse sair com o caderno de questões deveria esperar ao menos até as 17h.

Os portões dos locais de provas foram abertos ao meio dia e fechados às 13h.

Voltar ao topo