Estatal boliviana paga 2ª parcela da compra de refinarias

A estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB) pagou a segunda cota de US$ 56 milhões pela compra das duas refinarias da Petrobrás naquele país. A primeira cota havia sido paga em 12 de junho, após meses de duras negociações sobre a nacionalização dos ativos. O relacionamento entre as duas empresas, no entanto, tende a piorar novamente: ao contrário do que espera La Paz, a Petrobrás anunciou ontem que não pretende fazer novos investimentos no país.

Segundo o gerente geral de estratégia internacional da estatal, Paulo Aquino, o orçamento da Petrobrás para a Bolívia prevê apenas a manutenção dos projetos existentes. O governo boliviano espera para o dia 20 a entrega de novos planos de investimentos das petroleiras privadas que operam no país e ameaça cassar a concessão de quem não investir. Autoridades locais já criticaram uma suposta falta de apetite da estatal brasileira.

?Não acredito em perda da concessão, já que estamos seguindo à risca os contratos assinados?, diz Aquino. As operações da Petrobrás na Bolívia renderam R$ 110 milhões no primeiro semestre de 2007, por causa do início de vigência de novos contratos.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.