educação

Estão abertas as inscrições para o ProUni

ProUni tem inscrições abertas para bolsas de estudo em instituições de ensino superior. Foto: Pixabay.
ProUni tem inscrições abertas para bolsas de estudo em instituições de ensino superior. Foto: Pixabay.

Começam nesta terça-feira (6) as inscrições para estudantes que pretendem conseguir uma bolsa de estudos pelo programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo para se cadastrar vai até sexta-feira (9).

O programa oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, e não tenham zerado a prova.

É necessário também que o candidato tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, seja portador de alguma deficiência, seja professor da rede pública ou esteja enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, e a bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O processo seletivo é composto por duas chamadas. O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês. A divulgação do resultado da segunda chamada está prevista para 2 de março.