Estado de saúde de Oscar Niemeyer se agrava

Os médicos que atendem o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, informaram nesta terça-feira que começaram a submeter-lhe a um tratamento de hemodiálise, devido ao agravamento de suas funções renais.

Niemeyer está internado desde o último dia 2 no Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro, e aos problemas de insuficiência renal que causaram sua hospitalização uniu-se uma hemorragia digestiva, que os médicos asseguram que mantêm “controlada”.

“Seu estado inspira cuidados”, diz um comunicado divulgado pelo hospital.

 

A nota diz que Niemeyer está lúcido e permanece na unidade coronária do centro médico, onde além da hemodiálise também recebe uma “fisioterapia respiratória”.

 

Niemeyer já tinha passado duas semanas internado em outubro passado e recebeu alta, mas uma recaída forçou sua nova hospitalização.

No boletim divulgado nesta terça, os médicos reiteraram que não estão em condições de prever quando o paciente poderá retornar para sua casa, o que a família desejaria que seja antes do dia 15 de dezembro, quando o arquiteto comemora seus 105 anos.

Discípulo do suíço Charles Edouard Jeanneret-Gris, conhecido como Le Corbusier, Niemeyer perdeu este ano a sua única filha, Ana Maria, que morreu aos 82 anos nesse mesmo hospital.