Equipe econômica de Ciro Gomes pede menos preconceito

A equipe econômica de Ciro Gomes, candidato da Frente Trabalhista (PPS/PDT/PTB) à presidência da República, acredita que o mercado financeiro começará a analisar as propostas da coligação de ?forma menos preconceituosa? nas próximas semanas. Essa é a avaliação do economista e deputado estadual (PPS) Mauro Benevides Filho, chefe da equipe econômica de Ciro, que o acompanha há 15 anos, desde a prefeitura de Fortaleza. ?Nós estamos trabalhando num projeto para o Brasil há seis anos e as pessoas vão perceber que as nossas propostas são consistentes?, disse ele.  Na semana passada, Benevides disse que desfez ?alguns equívocos?, durante participação de reunião com economistas de 35 bancos que fazem parte da Comissão da Acompanhamento Macroeconômico da Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima), entidade que congrega as instituições especializadas na negociação com títulos públicos.

Um dos ?equívocos?, segundo ele, é a afirmação de que Ciro Gomes seria o candidato que daria o ?calote? na dívida pública. Benevides foi franco em admitir que a situação das contas públicas brasileiras é ?frágil?, mas afasta radicalmente a afirmação de que Ciro daria o ?calote por dar o calote?. ?O que nós dizemos é que esse governo é que não está honrando os compromissos com os credores e criando uma situação insustentável?, afirmou Benevides, que é doutor em economia pela Universidade de Valderbilt, nos Estados Unidos.

Segundo ele, o governo ?vende a ilusão? de que há equilíbrio nas contas públicas e que estaria havendo superávit fiscal. ?Que superávit é esse que permite que a dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) pulasse de 29% par a 56%??, pergunta. ?O governo está vendendo uma ilusão e o povo brasileiro está anestesiado por uma mentira repetida todos os dias?, enfatizou.

Voltar ao topo