Brasília – O engenheiro e professor universitário Cláudio Jorge Pinto Alves desistiu do cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) antes mesmo de tomar posse.

continua após a publicidade

Indicado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, Alves teria alegado razões pessoais para voltar atrás na decisão de aceitar o convite feito em outubro pela atual chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Solange Vieira.

Segundo a assessoria do ministério, Alves teria comunicado a Solange sua decisão há duas semanas. Jobim teria sido informado, mas a assessoria não soube dizer porque a informação não foi divulgada antes.

Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Alves é especialista em infra-estrutura aeroportuária. Para seu lugar, Jobim procura um especialista em regulação internacional.

continua após a publicidade

Desde agosto, cinco diretores que integravam o colegiado da Anac pediram demissão em meio às críticas de ineficiência do órgão para lidar com a crise no setor aéreo.

Para substituí-los, foram indicados, além de Alves, outros três nomes: o do brigadeiro-engenheiro Allemander Pereira Filho; o do economista Marcelo Pacheco dos Guaranys e o engenheiro civil Alexandre Gomes de Barros.

continua após a publicidade

Segundo o ministério, Guaranys e Barros tomaram posse na última semana e já estão participando da tomada de decisões da agência. Allemander foi empossado no dia 29 de outubro. Solange Vieira é cotada para assumir a presidência da Anac.