brasil

Enem: Redação foi maior preocupação em Belo Horizonte

A redação foi a grande preocupação de candidatos ao Enem 2016 em Belo Horizonte. Em meio aos alunos, há quem fez preparação exclusiva para o texto e quem reclamasse do fato de o tema ser sempre uma surpresa. O estudante Victor José dos Santos, de 18 anos, que já passou no vestibular para engenharia mecânica, mas decidiu fazer o Enem pelo fato de a vaga na faculdade ser somente para o segundo semestre do ano que vem, afirma que o grande problema é cair um tema que todo mundo sabe o que é, mas não tem conhecimento profundo sobre o assunto para elaborar um texto. “Pode ser sobre Zika Vírus, por exemplo. Todo mundo sabe o que é, mas às vezes não conhece tanto para escrever sobre isso”, afirma. Victor fez as provas no Instituto de Educação, escola estadual no Centro de Belo Horizonte.

Vanessa de Melo Reis, 25 anos, fez o exame na mesma escola. A candidata quer fazer medicina e afirma ter feito preparação especial para o texto. “Tinha medo. Agora, não mais”, diz. A mãe de Vanessa afirma não ser fácil acompanhar a luta da filha para conseguir cursar medicina, cujo vestibular, independente da escola, é sempre muito concorrido. “A Vanessa até já começou outro curso, de enfermagem. Mas o que quer é realmente medicina. Temos que apoiar”, afirma. O Instituto de Educação é uma escola estadual. Cerca de 800 alunos fazem o Enem na instituição.

Motorizada

Uma cena inusitada foi vista momentos antes do fechamento da porta do Instituto de Educação para o início das provas. O representante de vendas David Souza, de 28 anos, teve que entrar de moto no pátio da instituição com a namorada, Naiara da Silva, 27 anos na garupa para que a moça conseguisse acessar a escola. Aliviado, David disse que pegou trânsito intenso para chegar ao local. Um minuto a mais e Naiara ficaria fora do segundo dia de provas.

Voltar ao topo