Enem muda ano que vem

São Paulo – Começou a contagem regressiva para a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feita nos mesmos moldes dos anos anteriores. As inscrições para a avaliação começaram ontem e vão até o dia 23. Embora não haja nenhuma alteração na prova marcada para 31 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) vai modificar o Enem em 2004. “Mudança seguramente vai ter”, garantiu a diretora-responsável pelo exame, Dirce Gomes.

Segundo Dirce, todas as avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estão passando por revisão. Ela afirmou que o Enem não será extinto, mas não quis antecipar o que poderá ocorrer. “Isso ainda está em estudo”, disse.

O número de faculdades que utilizam o resultado do exame para selecionar estudantes para cursos de graduação passou de 312 para cerca de 400 neste ano. A expectativa é que o número de inscritos também aumente e atinja 1,8 milhão, cerca de 200 mil a mais do que em 2002. O Enem não é obrigatório. As inscrições podem ser feitas nas escolas, agências dos Correios ou pela internet. Pela rede, o prazo termina às 21h do dia 22, um dia antes da data oficial. Estão isentos da taxa de R$ 27,00 todos os estudantes de escolas públicas, além dos alunos que venham de famílias carentes e já terminaram o ensino médio ou estejam cursando o último ano na rede particular. Também não pagam os que tiverem feito supletivo entre abril de 2002 e abril de 2003.

Voltar ao topo