Encontro de FHC com Tasso irrita comitê tucano

A iniciativa do presidente Fernando Henrique Cardoso de convidar o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, candidato do PSDB ao Senado, para uma conversa na noite de terça-feira foi considerada ?ingênua? e ?prejudicial? à imagem do próprio presidente e de seu candidato, o senador José Serra, de acordo com o comitê da campanha presidencial tucana. 

Incomodados com o encontro do Palácio da Alvorada, que pegou a todos de surpresa, inclusive Serra, interlocutores do presidente e aliados do candidato tucano avaliaram que a tentativa de reaproximação só favoreceu o candidato do PPS, Ciro Gomes, amigo de Tasso. ?Este encontro foi um grande erro, não ajudou em nada o presidente e no campo da disputa presidencial só favoreceu o Ciro?, afirmou um político amigo de Fernando Henrique, acrescentando: ?Diria até que foi uma atitude ingênua, quase boboca a do presidente?.

Este interlocutor ressalta que já estava mais do que claro que Tasso Jereissati não moveria uma palha em favor da candidatura presidencial do PSDB, uma vez que deixou evidente nos últimos dias sua torcida pela vitória de Ciro e o comprometimento do PSDB cearense com essa candidatura.

Se a intenção de Fernando Henrique era tentar reagrupar Tasso e evitar um prejuízo maior para a candidatura de Serra, não foi bem sucedido e o desgaste sobrou para ele próprio. Ainda na porta do Alvorada, na noite de terça-feira, o ex-governador cearense reafirmou sua disposição em relação a Ciro Gomes – ?Não vou bater no Ciro, ele é meu amigo? – e jogou ?para baixo? a candidatura Serra, ao apontar supostos erros da campanha. Ou seja, de nada adiantou o presidente ter chamado Tasso ao diálogo.

Voltar ao topo