Encontro contra exploração sexual de crianças deve reunir 3 mil pessoas no Rio

Brasília – O Brasil vai sediar o 3º Congresso Mundial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento quer reunir 3 mil participantes de todos os continentes no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 28 de novembro.

O congresso foi assunto de uma reunião nesta quarta-feira (23) no Ministério da Justiça, com a participação de representantes do governo, da sociedade civil e da Articulação Internacional contra Prostituição, Pornografia e Tráfico de Crianças e Adolescentes.

Ficou definido que o evento do Rio de Janeiro não vai se limitar a tratar apenas da exploração comercial de crianças e adolescentes, mas de todas as formas de abuso.

Para a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome na reunião, Valéria Gonelli, as novas tecnologias, como a internet, contribuíram para o surgimento novas formas de exploração sexual.

?Com o avanço das tecnologias o que tem-se observado não é um freamento, mas, infelizmente, um avanço de outras formas de exploração sexual de crianças e adolescentes, não só a exploração sexual para fins comerciais, mas outras explorações, como a cibernética e o tráfico de pessoas?, destacou.

Valéria Gonelli afirmou ainda que, no Brasil, o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes é causado, muitas vezes, pela situação cultural do país. Ela disse que em muitas famílias a questão não é tratada como um crime e que essa mentalidade precisa mudar.

?Nós precisamos também atingir as pessoas, a sociedade de forma geral, para construir uma indignidade concreta em relação a essa situação?, defendeu.

A representante da sociedade civil na reunião, Neide Castanha, concorda que o debate público é a primeira forma de promover a mudança cultural. Para ela, apesar dos problemas, o Brasil tem mostrado grandes avanços nos últimos dez anos.

?Talvez a temática da exploração sexual talvez tenha sido a que mais tem evoluído do ponto de vista de ser absorvida no debate público, no sentido de as pessoas estarem falando sobre [o assunto]. Isso já é um grande avanço, mas não é solução para o problema. Mas dar essa visibilidade é ter uma perspectiva concreta de busca de solução.?

No próximo sábado (26), será lançada em Fortaleza uma campanha de carnaval contra a exploração sexual infantil.

Voltar ao topo