Empresas emitem 8,5% do total de gases estufa do País

As emissões de gases de efeito estufa de 27 grandes empresas brasileiras somaram 85,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente no ano passado, segundo o primeiro balanço do Programa Brasileiro GHG Protocol, citado pela Agência Brasil. A quantidade representa 8,5% do total de emissões brasileiras em 2008, sem contar as causadas por desmatamento e uso da terra.

Coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa calcula as emissões produzidas pelas empresas para subsidiar medidas de mitigação, como projetos de crédito de carbono e de eficiência energética.

Dentre as 27 empresas avaliadas, a Petrobras teve a maior emissão de gases, com 51 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, 59% do total registrado pela FGV. A Votorantim foi a segunda colocada, com 18 milhões de toneladas, seguida pela fabricante de alumínio Alcoa, com 2 milhões de toneladas. O estudo inclui a emissão de gases geradas por meios de transportes em viagens, consumo de combustíveis e disposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários, que gera emissão de metano.

Voltar ao topo