Empresários manifestam interesse nas PPPs

Brasília – O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, recebeu ontem, no Palácio do Planalto, um grupo de investidores e empresários interessados no projeto das Parcerias Público-Privadas (PPP). Após o encontro, o presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, disse que o grupo foi ao ministro pedir empenho para acelerar a votação das PPPs e dizer que há interesse do setor privado em participar de parcerias com o governo, mas desde que as PPPs tenham credibilidade, estrutura bem definida e viabilidade a longo prazo.

Godoy disse que esta é justamente a preocupação dos senadores, que destacam a importância de as PPPs serem subordinadas à Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos dos governos. Segundo ele, as PPPs não podem abrir brechas que permitam desmandos nas contas públicas. De acordo com Godoy, a função das PPPs é investir em projetos de infra-estrutura onde há gargalos que podem prejudicar o crescimento da economia, como estradas e ferrovias, e não substituir instrumentos públicos nas obras tradicionais, como escolas. A Abdib identifica no Plano Pluarinual (PPA) cerca de US$ 3 bilhões ao ano que podem ser investidos nas PPPs.

Também participaram do encontro com Aldo Rebelo representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção pesada (Sinacon), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq).

Voltar ao topo