Empossado novo superintendente da PF em São Paulo

São Paulo – Em solenidade fechada, o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, deu posse na manhã de ontem ao novo superintendente da PF em São Paulo, José Ivan Lobato. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, o diretor-geral lamentou as circunstâncias em que aconteceu a troca do superintendente. “Ele lamentou que a saída do superintendente (Francisco Baltazar) tenha acontecido nessas circunstâncias e manifestou sua confiança de que os policiais federais de São Paulo recebam bem o novo superintendente”, disse a assessoria.

Na terça-feira passada o delegado Francisco Baltazar da Silva, ex-segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em campanhas eleitorais, pediu exoneração da superintendência, pressionado por uma série de irregularidades praticadas pela sua equipe. Um dos homens de sua confiança, o delegado Carlos Fernando Braga, foi preso sob acusação de ter vazado dados sigilosos da operação Farol da Colina, que prendeu doleiros acusados de lavagem de dinheiro. Braga teria informado o doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho Barcelona, sobre a operação.

Amigo pessoal de Paulo Lacerda, o novo superintendente trabalhou com o diretor-geral entre 1993 e 1995 no caso PC-Collor. José Ivan Lobato era o coordenador-geral de Controle de Segurança Privada, em Brasília, e de acordo com a assessoria de imprensa, já participou de cinco missões no estado de São Paulo durante sua carreira profissional. “Vou para São Paulo para somar meus esforços aos policiais federais daquele estado”, disse Lobato.

Voltar ao topo