Empate técnico na disputa em São Paulo

São Paulo (AG) – Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que a disputa pela prefeitura de São Paulo polarizou entre a petista Marta Suplicy, candidata à reeleição, e o tucano José Serra. A prefeita aparece com 34% das intenções de voto e o ex-ministro, com 30%, o que configuraria um empate técnico – a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O candidato do PP, Paulo Maluf, caiu três pontos e teria hoje 16% das intenções de voto, ficando 14 pontos atrás de Serra, o segundo colocado. Maluf já chegara a liderar a disputa e só vem caindo, outro fator que deixaria clara a polarização entre a petista e o tucano.

Em relação à última pesquisa do Datafolha, realizada em 9 de agosto, Marta subiu quatro pontos: tinha 30% e agora está com 34%. Já Serra subiu cinco pontos, passando de 25% para 30%. Nos últimos dias, os dois candidatos vêem trocando acusações, evitando o confronto com outros adversários e demonstrando saber que a briga para valer será mesmo entre eles. A pesquisa, publicada neste sábado pela Folha de S.Paulo, foi realizada na quinta-feira passada e é a primeira desde o início do horário eleitoral gratuito. O Datafolha ouviu 1.720 eleitores.

Luiza Erundina, do PSB, aparece com 6% das intenções de voto. Francisco Rossi, candidato do PHS, tem 2% das intenção de votos. Paulinho (PDT), Ciro Moura (PTC) e Havanir (Prona) têm 1% cada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo com o número 003000104-SPPE.

A pesquisa mostra que, no caso de um segundo turno entre Marta e Serra, hoje o tucano sairia vencedor, graças em parte aos votos de eleitores de Maluf e Erundina, que migrariam majoritariamente para a candidatura do ex-ministro. Se o segundo turno fosse hoje, segundo o Datafolha, Serra teria 52% dos votos e Marta, 40%, uma diferença de 12 pontos percentuais. Na simulação de segundo turno, 69% dos que hoje votariam em Maluf no primeiro turno disseram que escolheriam Serra no segundo contra Marta.

Voltar ao topo