Em Salvador, folia invade a Quarta-Feira de Cinzas

Salvador (AE) – Invadiu a tarde da Quarta-feira de Cinzas a festa de encerramento do carnaval de Salvador. o percussionista Carlinhos Brown e a cantora Ivete Sangalo promoveram no circuito Dodô, na orla marítima da capital baiana, o tradicional ?arrastão da Timbalada?, que animou milhares de foliões renitentes até as 12h30, quando a cidade tentava voltar ao normal após seis dias de festa.

O encerramento do carnaval começou no centro da cidade, na Praça Castro Alves, com a tentativa de alguns artistas de reviver o ?Encontro dos Trios?, que marcava o fim da festa em Salvador e foi comandada por um dos criadores do trio elétrico, Osmar Macedo, até 1997. Houve ano em que dez trios se reuniam na Castro Alves para tocar até o amanhecer.

Na madrugada de ontem apareceram apenas três, o principal deles comandado pela cantora Baby do Brasil, acompanhada por Orlando Tapajós, o homem que ajudou a solidificar o invento do trio elétrico, criando a carcaça do caminhão onde ficam os músicos da banda. Logo depois chegou o trio de Mirela Bastos e o outro de Luzia Santana. Os três se encarregaram de manter a tradição, embora a praça abrigasse um número reduzido de foliões.

A maioria preferiu brincar na orla marítima até as 4 da madrugada e esperar o ?arrastão?. Muitos dormiram na calçada e na praia até a chegada no Largo do Farol da Barra de Carlinhos Brown, fantasiado de índio e 150 timbaleiros. Por volta das 10h30 os músicos começaram a apresentação partindo em direção ao Bairro de Ondina, distante quatro quilômetros. Seguindo Brown, apareceu a cantora Ivete Sangalo usando chapéu texano, à lá Bono Vox, e em cima do trio.

No meio do percurso a Avenida Oceânica já estava lotada de foliões ainda com fôlego para dançar. Quando chegou ao fim do circuito, Brown agradeceu a todos e dispersou seus músicos, enquanto se aproximava a multidão atrás do trio de Ivete. Por volta das 12h30 a música parou.

Voltar ao topo